quinta-feira, 19 de abril de 2007

Stack Trace no Delphi

Nesta semana, trabalhei na implementação do Stack Trace no Engine Runtime. Basicamente, usei a implementação do Jcl. Infelizmente o stack trace não é muito preciso, principalmente quando ele está fazendo o trace de rotinas do interpretador JavaScript, mesmo usando a opção RawTrace, que realiza toda a operação sem confiar na existência de Stack Frames. Acredito que o FastMM utilize a mesma rotina do Jcl.

Internamente, o JclDebug faz um patch no executável em tempo de execução, alterando o System.pas para possibilitar a captura do Stack trace no momento que uma exceção é gerada. Ainda não pude observar o custo de processamente dessa operação de captura.

Além do JclDebug, existem outros projetos, como o FastCode, que requerem o uso de patchs para realizarem otimizações no Delphi. Estive pensando se não seria interessante fazer o patch, em tempo de compilação, ao invés de em tempo de execução. Acredito que fazer o patch da aplicação em tempo de execução iniba um melhor uso da memória virtual por parte do sistema operacional.

Nenhum comentário: